Foto: Cid Costa Neto / Na foto: Camilla Flores
O que é lixo para alguns, pode ser a vida de outros. Todos os dias, principalmente nas grandes cidades, deparamo-nos com catadores de recicláveis, os chamados “carrinheiros” ou “burros sem rabo”, ajudando a tirar das ruas o que a nossa sociedade capitalista despreza todos os dias. E muitas vezes acabam eles mesmos sendo desprezados, talvez por estarem à margem do que a sociedade tem como ideal. Mas, o que acontece quando o que parece ser a vida ideal para os outros passa a ser lixo pra você?
Conflitos existenciais e interpessoais: o que a vida faz com você e o que você faz com a sua vida? Mundus Immundus é um convite à reflexão, daquelas que você leva dias para digerir.
“…não é porque a gente vive do lixo que a gente é lixo…”
SOBRE O ESPETÁCULO
O espetáculo cumpriu temporada de 23 de novembro a 22 de dezembro, no Teatro Zero Hora (Rua Conselheiro Ramalho, 673, São Paulo, SP), resultado da parceria da Companhia Sassaricando São Paulo e o Grupo de Teatro Delivey, MUNDUS IMMUNDUS com texto de Nanna de Castro e direção de Roberto Borenstein.
Após algumas viagens pelos estados de MG, GO e SC, o espetáculo retorna para São Paulo, dessa vez no Teatro Commune (Rua Consolação, 1218) às terças feiras de 20 de Maio a 10 de Junho.
O espetáculo faz uma reflexão sobre o lixo que produzimos e a vida dos catadores de lixo transformados, muitas vezes pela sociedade, em mendigos ou até mesmo bandidos.
De uma maneira divertida e poética, a personagem Cabrita (catadora de recicláveis) nos envolve nesse texto magnífico e surpreendente.
SINOPSE
Um drama policial com momentos de humor que conta a história de Cabrita, uma catadora de lixo que é investigada sobre um corpo de mulher encontrado no lixão. Durante a narrativa, Cabrita e a mulher vão se conhecendo, se confundindo, se tornando cada vez mais semelhantes.
A AUTORA NANNA DE CASTRO
Formada em Artes Cênicas pela Fundação Clóvis Salgado e Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais a autora recebeu o Prêmio Coca-Cola de Melhor Espetáculo Infantil em 1999 com “Vô Doidim e os Velhos Batutas” e o Prêmio Usiminas de Melhor Texto Infantil de 2005 e indicação ao Prêmio Coca Cola de Melhor Texto em 2006 com o texto “O Menino que Virou História”. Encenou os espetáculos “Mundus Immundus” com direção Olair Cohan (2000 a 2004), “O Jardim das Delícias” com direção de Rachel Araújo (2005 a 2006), “Eu Te Darei o Céu” com direção de Luiz Antônio (2007 a 2008), “Novelo” com direção de José Henrique de Paula (2010 a 2011) e “A Bala na Agulha” com direção de Otávio Martins (2013).
O DIRETOR ROBERTO BORENSTEIN
Ator e diretor do Grupo Teatro Delivery, participou como ator em 30 peças teatrais, no Brasil e nos EUA, e em diversos filmes curta-metragem. Com vasta experiência em improvisação teatral participou também do curso no Players Workshop of the Second City, em Chicago no EUA. Graduado em Engenharia Química e pós-graduado em Artes Cênicas na Universidade São Judas Tadeu, em SP. Roberto morou seis anos em Chicago, no EUA e três anos em Haifa em Israel com extensivas viagens pelos cinco continentes, a trabalho e em caráter pessoal.
Iniciou sua carreira em cursos e workshops da área teatral em 1980/ 81 com o curso de iniciação teatral na Escola Contemporânea de Arte, em S.Paulo e desde então tem participado de muitos outros, até o atual 2013 nas oficinas “O ator, o personagem e a cena”, ministrada por Harley Winter, “Corpo é Texto?, ministrada por Gessé Rosa e “Teatro.Dramaturgia”, ministrada por Anderson Feliciano.Além de ter trabalhado com grandes diretores como Antunes Filho e Nelson Baskerville.
Participação como diretor, autor e ator da peça Coquetel de Cenas (2102/13) com realização do Grupo Teatro Delivery (premiado com 32 prêmios e indicações em distintos festivais). De 2010 a 2013 participou como ator, autor e direção do espetáculo Convite para um Café, com orientação artística de André de Araujo também uma realização do Grupo Teatro Delivery (premiado com 21 prêmios e indicações em festivais diversos).
A COMPANHIA SASSARICANDO SÃO PAULO
O Grupo Sassaricando São Paulo foi fundado por jovens amigos artistas que buscavam aliar um trabalho de qualidade à vontade de fazer arte. Idealizado e coordenado por Camilla Flores, a equipe é formada por Guilherme Trindade na iluminação e sonoplastia e Diego Lima na concepção de cenários/figurinos. Manuela Napchan/Nathan Campos compõe a equipe na produção executiva. Além dos apoiadores Glaucia Franchi na preparação corporal e Rafael Alegre na produção musical. O Grupo atua em diferentes frentes, sendo elas: oficinas ministradas a adolescentes de 11 a 18 anos na Bela Vista; o projeto Cenas Curtas, que promove reflexões de diferentes temas e leva ao público fragmentos desses estudos no palco; Projeto Escola, que conta com apresentações de viés educativo, voltadas para o público infantil em escolas ou espaços culturais. Além do workshop “Desafiando o palco em cinco dias” que tem auxiliado artistas e não atores a redescobrir o teatro em alguns encontros, além de promover discussões e debates sobre as artes cênicas. No currículo, o grupo destaca a participação em Cenas Curtas com duas temporadas: “Des” construção de Chico Buarque (em cartaz durante três meses) e Interiores do Brasil (em cartaz durante um mês) ambos no Espaço Cultural Lilian Gonçalves e Bossa Zen e a primeira temporada do espetáculo Mundus Immundu, somada a apresentações em outros estados.
FICHA TÉCNICA
Realização: Sassaricando São Paulo
Texto: Nanna de Castro
Direção: Roberto Borenstein
Atores: Camilla Flores e Diego Lima
Cenários e adereços: Diego Lima
Luz: Guilherme Trindade
Preparação corporal: Glaucia Franchi
Produção Executiva: Marcela Menezes
SERVIÇO
Estreia dia 20 de maio de 2013
Temporada até 10 de junho de 2013
Terças às 21:30
Teatro Commune
Rua Consolação,1218
Tel.: 3476-0792
Duração: 50 min – Classificação: 14 anos
Ingressos: R$ 40,00 reais (inteira) e R$ 20,00 (meia)
Pingback: Ganhadores do III Festival de Cenas Extraordinárias - Ator Criador