Em tempos de consumo de filmes e séries on-demand através de portais centralizadores como o Netflix, o Universo do teatro ganha o seu representante com a Cennarium: uma iniciativa brasileira, inédita e exclusiva em todo o mundo, criada por Harry Fernandes (CEO da Cennarium) e seu pai, Dr. Ary Araujo.
A Cennarium é um novo serviço de entretenimento online, que utiliza a tecnologia e a Internet para que as pessoas possam assistir espetáculos teatrais pelo computador, com praticidade e economia.
As peças de teatro são gravadas com câmeras de alta definição e podem ser assistidas por qualquer computador com uma conexão em banda larga com a Internet, em qualquer lugar do planeta.
A valorização do teatro também é realizada através dos acordos para as gravações da peças disponíveis no portal da Cennarium. Toda vez que uma peça é assistida online, a companhia de teatro é remunerada, assim como os produtores, diretores e atores, gerando mais investimentos no teatro brasileiro.
Com uma equipe formada por profissionais apaixonados por teatro e tecnologia, a Cennarium é uma iniciativa única no mundo, para preservação da memória do teatro brasileiro, incentivo à inclusão sócio-cultural e entretenimento de qualidade para todas as pessoas no Brasil e no mundo.
Das peças destacadas no mês, estão “O Mistério Bufo” dirigido por Fernando Neves, “Alfaiataria de Gestos” de Ana Luisa Seelaender, Renata Aspesi e Roberto Alencar, entre outros títulos.
Os usuários ainda podem escolher as peças para assistir em categorias: Comédia, Drama, Dança, Infantil, Musical e Stand-Up. E não é só isso, o portal promete em breve a entrada de peças internacionais.
História
A concepção da Cennarium surgiu durante uma conversa entre Harry Fernandes, CEO da Cennarium, e seu pai, Dr. Ary Araujo.
Enquanto falavam a respeito da beleza de alguns espetáculos internacionais, que finalmente estavam começando a vir para o Brasil, e o quanto os espetáculos teatrais brasileiros estavam cada vez melhores, Dr. Ary ressentiu-se que, devido às desigualdades não apenas sociais como também culturais, e, também, como uma consequência da falta de oportunidades para acesso à cultura, a maioria das pessoas nunca poderia assistir a espetáculos como esses.
Após muita reflexão sobre essa conversa, Harry Fernandes encontrou um meio de contribuir para a redução desse abismo cultural existente entre as regiões do Brasil, levando arte, cultura e entretenimento para todo o mundo. Idealizou que, se a imensa maioria da população não tem como ir ao teatro, a solução seria levar o teatro até a população, usando a tecnologia.
E, assim, o que era apenas um sonho começou a ganhar vida. Com muito trabalho de equipe, dedicação e muito amor pelo que se faz, no dia 27 de março – Dia Internacional do Teatro – nascia a Cennarium. O que era apenas um pensamento tornou-se a realidade que é hoje: um megaportal sobre arte, cultura e espetáculos, que além de incentivar o desenvolvimento da indústria de entretenimento cultural, é um instrumento de fomento do teatro brasileiro.
Imagem: Cennarium