O coreógrafo e bailarino argentino Luis Arrieta, ao lado da jovem Irupé Sarmiento, abre a programação de abril do Centro de Referência da Dança de São Paulo – CRDSP – espaço onde funcionou a Escola Municipal de Bailado por 70 anos -, com o espetáculo “Tango aDois”, nos próximos dias 1 e 2 de abril (sexta e sábado), às 19h.
Em “Tango aDois”, busca-se dar continuidade ao pensamento do trabalho anterior “Tango aDeus”, solo onde tentou esgotar todas as tentativas de significado, a partir do nome da peça, que podia tornar-se “tango adeus”, “tango a Deus”, Tango Ad Eu’s, Tango@Deus, Tan Go a Deus.
No duo, os bailarinos trazem ao palco movimentos, situações e ocupações de modo a acionar outros meios de percepção, provocar diferentes sensações e levar cada pessoa a criar seu próprio espetáculo. “Pode ser que cada um veja um tipo de tango nunca visto ou mesmo que enxergue o tradicional, mas provavelmente irá reconhecer situações comuns à sua própria vida”, afirma o Luis Arrieta, radicado no Brasil há 40 anos.
A obra traz o tango como som intrínseco da cidade e do sentir profundo do homem urbano. “Já não é mais a música de uma geração. É aquela que ecoa e dói no território do corpo, que nos habita e impregna com sua incansável queixa”, diz o bailarino.
Luis Arrieta foi diretor artístico do Balé da Cidade de São Paulo (“BCSP”), na década de 1980, e em seus 40 anos de profissão criou mais de 150 obras e continua a criar para companhias como Balé Teatro Castro Alves, Ballet Municipal do Natal, Ballet del Teatro San Martín, La Habana Ballet Nacional de Cuba, Ballets San Juan e ainda Rede Manchete de Televisão. Irupé Sarmiento, por sua vez, foi a primeira bailarina do Ballet Contemporâneo del Teatro General San Martín, de 2004 a 2008, e solista da São Paulo Companhia de Dança, de 2008 a 2012. Desde 2013, integra o elenco do BCSP.
Tango aDois, duo de Luis Arrieta com Irupé Sarmiento
Quando: Dias 1 e 2 de abril (sexta e sábado, 19h)
Quanto: Grátis
Onde: Centro de Referência da Dança de São Paulo – CRDSP (Baixos do Viaduto do Chá, s/nº – ao lado do Teatro Municipal – próximo à Estação Anhangabaú do Metro – fone: (11) 3214-3249)
* Lotação: 60 lugares | Duração: 60 min | Classificação etária: livre
Concepção, Coreografia, Figurino, Iluminação e Ambientação: Luis Arrieta | Interpretação: Irupé Sarmiento e Luis Arrieta | Música: Sebastián Piana/Homero Manzi, Rodolfo Mederos, Juan Carlos Cobian, Leonid Desyatnikov, GiyaKancheli | Iluminador: Silviane Ticher | Produção: Cassia de Souza / Sala de Produção | Assessoria de Imprensa: Elaine Calux