Ficam abertas até o dia 4 de outubro as inscrições para o Prêmio Zé Renato. A premiação, que é uma homenagem ao diretor teatral José Renato Pécora, é mais um incentivo da Secretaria de Cultura de São Paulo e busca apoiar a produção e desenvolvimento da atividade teatral no município.
Em seu primeiro ano, a nova modalidade de fomento às produções teatrais irá selecionar projetos de teatro de produção e/ou apresentação desenvolvida por grupos artísticos com sede e atividades no município de São Paulo há, no mínimo, 3 anos, ou pequenos e médios produtores independentes sediados e com atividade profissional no município.
Não poderão se inscrever, nem concorrer ao prêmio, órgãos ou projetos vinculados à Administração Pública municipal, estadual ou federal, direta ou indiretamente.
Para esse edital, foi destinado um total de R$ 4.000.000,00, sendo que o valor máximo que será concedido a cada projeto selecionado será de R$ 200.000,00.
A avaliação das propostas inscritas, a seleção das que irão compor o Prêmio Zé Renato e os valores que cada projeto receberá serão decididos por uma Comissão Julgadora que terá como critérios de avaliação: a qualidade artística do projeto; a qualificação dos artistas e técnicos envolvidos; e, a viabilidade do projeto, considerando a compatibilidade e qualidade na relação entre prazos, recursos e pessoas envolvidas no plano de trabalho.
As inscrições de propostas devem ser realizadas pessoalmente no Núcleo de Fomentos Culturais – Fomento ao Teatro, localizado na Avenida São João, 473, 9º andar, São Paulo/SP, das 10h às 12h e das 14h às 18h de segunda a sexta-feira. No ato da inscrição, os proponentes deverão declarar compromisso de temporada a preços populares.
Acesse o edital do Prêmio Zé Renato
Nascido em São Paulo no ano de 1926, foi diretor teatral, fundador e idealizador do Teatro de Arena, além de ser o responsável pela montagem de Eles Não Usam Black-Tie.
Formou-se na primeira turma da Escola de Arte Dramática (EAD), em São Paulo. Depois de formado, no ano de 1950, sugere o formato em arena para a apresentação de um espetáculo em parceria com Décio de Almeida Prado e, contando com o suporte de Geraldo Mateus Torloni, desenvolveu uma justificativa teórica para o projeto de teatro em arena, apresentada como tese no 1º Congresso Brasileiro de Teatro, no Rio de Janeiro, em 1951.
Foi responsável por direções como de “O Pagador de Promessas”, de Dias Gomes, “O Círculo de Giz Caucaziano”, de Bertolt Brecht, e “As Aventuras de Ripió Lacraia”, de Chico de Assis. Também inaugurou o Teatro Ruth Escobar (1964), com “A Ópera dos Três Vinténs”, de Bertolt Brecht.
Com o golpe militar, mudou-se para Curitiba, onde colaborou com a fundação do Teatro de Bolso. Em 1970, tornou-se professor de direção teatral na Escola de Teatro da Fefierj, atividade que exerce até 1996, ao se aposentar. Faleceu em 2011, em São Paulo.