“Os Geraldos” foi criado em 2007, composto por atores que concluíam o curso de Artes Cênicas da Unicamp, com o interesse comum de fazer um teatro de qualidade e que atingisse um público amplo e variado. Desde então, os integrantes mantêm o vínculo com a universidade, pelo desenvolvimento de pesquisas no campo da arte do ator, em projetos de mestrado e doutorado, unindo a erudição da pesquisa acadêmica à simplicidade poética do teatro popular. Em 2012, foi inaugurada a sede do grupo, na cidade de Campinas, onde acontecem cursos e atividades culturais.
O grupo dedica-se à intensa circulação de seus espetáculos, já tendo passado por mais de 60 cidades, em apresentações que percorreram nove estados brasileiros, além da participação e premiação em festivais nacionais e internacionais em países como Marrocos, Argentina e Peru.
O primeiro trabalho do grupo foi o espetáculo “Números” (2007), criação dramatúrgica coletiva de esquetes com inspiração clownesca e direção de Roberto Mallet. Desde então, encanta e emociona os públicos que o recebem, tendo conquistado vários prêmios, como o de Melhor Espetáculo, no Festival de Teatro da Região Metropolitana de Campinas (2008), que foi o primeiro de que participou, e os de Melhor Espetáculo, Melhor Conjunto de Atores e Melhor Figurino no 24º Festival Internacional de Teatro Universitário de Blumenau (FITUB), em 2011, entre outras premiações. Valendo-se de uma potência evidente do espetáculo, o grupo criou o Números de circo – um espetáculo para crianças (2011), uma adaptação próxima à versão original que parte da atmosfera lúdica que lhe é característica para atingir diretamente o público infantil.
Em 2009, estreou seu segundo espetáculo: “Hay Amor!”, com direção coletiva, que trata da necessidade humana de não estar só, em uma criação dramatúrgica coletiva sobre a relação amorosa do homem que, por conviver com a instantaneidade do mundo virtual, vê-se imerso em um universo de laços a curto prazo e relacionamentos a distância. O espetáculo já conquistou, além da aclamação do público, importantes prêmios, como no 14º Festival International Du Théâtre Universitaire d’Agadir (Marrocos), em que recebeu o prêmio especial do júri e o prêmio máximo do festival, e no Festival Nacional de Teatro de Ponta Grossa (PR), que lhe rendeu seis prêmios, incluindo Melhor Texto Original e Melhor Espetáculo.
Em 2014, o grupo estreou o quarto espetáculo de seu repertório: “O Último Sarau – uma peça de corpo presente”, comédia dramática com direção de Roberto Mallet, que aposta no resgate da tradição artística ocidental – da música, do teatro e da literatura -, visitando o legado de expoentes como Camões, Anton Tchekhov, Leon Bloy, Nara Leão, Cecília Meireles, Shakespeare, Pena Branca, entre outros.
Com o intuito de levar esses espetáculos a públicos variados, o grupo também se dedica a programas de disseminação cultural, a exemplo da realização, em maio de 2011, de um projeto contemplado pelo ProAC – Promoção do Acesso à Cultura e Formação de Público, na cidade de Bebedouro (SP), com apresentação dos espetáculos e realização de oficinas, obtendo retorno bastante expressivo do público.
Fundadores: [Não informado]
Integrantes atuais: Carolina Martins Delduque, Douglas Rodrigues Novais, Henrique Vasques Leite, Jaqueline Pascholati Dalio, Julia Cavalcanti Santos, Maíra Herissé, Marina Milito, Paula Mathenhauer Guerreiro, Roberta Postale e Lucas Gonzaga.
Data de Fundação: 2007
Site: www.osgeraldos.com.br
E-mail: osgeraldos@yahoo.com.br
Situação: Ativa
Última atualização: Setembro de 2014