Festival do Teatro Brasileiro 2014. Corre que dá!

Festival do Teatro Brasileiro 2014

Ainda dá tempo para prestigiar e se inscrever nas atividades do Festival do Teatro Brasileiro (FTB)!

O evento, que se encontra em sua 16ª edição, é realizado nas cidades de  São Paulo e Bauru, e traz como tema o resultado do trabalho em artes cênicas que vem sendo desenvolvido no estado da Bahia.

Em Bauru, acontecerão dois espetáculos do Festival, além de duas oficinas. As datas para a realização das atividades serão do dia 19 a 21 de setembro.

Já em São Paulo, o evento contará com 17 dias de programação ininterruptos e de sua grade constam a apresentação de nove espetáculos, um ciclo de dramaturgos, três oficinas de qualificação profissional, uma oficina de construção de instrumentos musicais e projeto de formação de público na favela de Heliópolis.

Três importantes espaços culturais da cidade serão ocupados: o Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), o Teatro Sérgio Cardoso e o Teatro João Caetano. A abertura do Festival aconteceu no CCBB, dia 4 de setembro, às 20h, com o espetáculo Exu – a Boca do Universo, do Núcleo Afro-brasileiro de Teatro de Alagoinhas (NATA).

A todos os interessados a saber mais sobre o festival, atividades e propostas, é possível acessar as informações em sua página oficial.

Programação de Espetáculos no Festival do Teatro Brasileiro

Exu – A Boca do Universo
Núcleo Afro-brasileiro de Teatro de Alagoinhas (NATA)

CCBB – Centro Cultural  Banco do Brasil
04 e 05 de Setembro, quinta e sexta, às 20h (Bate papo com artistas dia 05/09 após espetáculo)

Duração: 60 min
Recomendação: 18 anos

Sinopse: “Exu – a boca do universo” é um espetáculo de celebração à vida. O espetáculo narra sem compromisso cronológico momentos em que Exu se mostra diferente daquilo que tanto se pregou na cultura ocidental sobre o orixá que rege a comunicação e a liberdade no candomblé. Optando por uma dramaturgia músico-poética, pela encenação em um espaço aberto e por atores que se personificam sobre as diversas concepções do orixá Exu, o humano e o divino se entrelaçam na celebração à condição de estar vivo. Exu em suas várias facetas se mostra no espetáculo como alguém que valoriza o movimento da vida, do falar ao agir, do pensar ao sentir.

Ficha Técnica: Direção | Fernanda Júlia Texto | Daniel Arcades, Fernanda Júlia Assistente de Direção| Sanara Rocha Direção Musical | Jarbas Bittencourt Coreografia | Zebrinha Cenografia, Figurinos e Maquiagem | Thiago Romero Produção | Kalik Produções Elenco Antonio Marcelo, Daniel Arcades, Fabiola Julia, Fernando Santana, Thiago Romero | Musicista Sanara Rocha.

 

O Circo de Soleinildo
Cia. Operakata de Teatro

Teatro Sergio Cardoso – Sala Paschoal Carlos Magno
05 e 06 de Setembro, sexta e sábado, às 20h (bate papo com artistas dia 06/09 após espetáculo)

Duração: 40 min
Recomendação: Livre

Sinopse: Em algum lugar no interior do sertão brasileiro, Soleinildo e seus três companheiros de lona viajam à procura de público, cada vez mais escasso, para o seu circo de ilusões. Contrariando a tendência da contemporaneidade, O Circo de Soleinildo segue, até então, mantendo suas tradições com números simples e até mesmo ingênuos. Contudo, a dificuldade de atrair público traz à tona uma questão: prosseguir com os mesmos princípios dessa arte milenar deixada por seus antepassados ou aderir às novas tecnologias e às mudanças do mundo moderno?

Ficha Técnica: Diretor e ator: Gilsergio Botelho Assistente de Direção: Shirley Ferreira Figurinista e Atriz: Kécia Prado Ator: Cristiano Martins Ator: Ricardo Fraga Produtora executiva e operadora de som: Kétia Damasceno Iluminadora: Rayza Lelis.

 

Cabaré da Rrrraça
Bando de Teatro Olodum

Teatro João Caetano
06 e 07 de setembro, sábado às 21h e domingo, às 19h (bate papo com artistas dia 07/09 após espetáculo).

Duração: 90 min
Recomendação: 16 anos

Sinopse: A peça trata de um assunto básico para a sociedade brasileira, mas difícil: o que é ser negro neste país? Combatendo a política do branqueamento, chegando às ações afirmativas e às cotas raciais, o Bando discute tudo isso com inteligência, humor, música e dança.

Ficha Técnica: Texto: Márcio Meirelles, com a colaboração do Bando de Teatro Olodum Direção: Márcio Meirelles Co-Direção: Chica Carelli Canções originais e Direção Musical: Jarbas Bittencourt Coreografia: Zebrinha Iluminação: Rivaldo Rio Produção: Chica Carelli Assistente de Produção: Valdineia Soriano Realização: Bando de Teatro Olodum e Teatro Vila Velha Elenco: Adriana Gabriela, Cássia Valle, Deyse Ramos, Edvana Carvalho, Fábio Santana, Gerimias Mendes, Jamile Alves, Jean Pedro, Jorge Washington, Leno Sacramento, Marcos Dias, Merry Batista, Sergio Laurentino, Valdineia Soriano Músico: Ueslei Cruz Técnicos: Rivaldo Rio (Iluminador) e Ednaldo Muniz (Operador de Som).

 

Ícaro
Dejalmir Melo (dança)

CCBB – Centro Cultural Banco do Brasil
06 e 07 de setembro, sábado ás 20h e domingo, às 19h (bate papo com artistas dia 07/09 após espetáculo)

Duração: 45 min
Recomendação: 15 anos

Sinopse: Releitura do mito do herói grego Ícaro, usado metaforicamente no imbricamento com o autorretrato do artista. É o ponto de partida para a reflexão sobre o contínuo ciclo de vida, morte e renascimento. A montagem propõe o desenvolvimento metafórico do mito “Ícaro” a partir do seu fim. Sugerindo a ideia de que após morrer, tendo a cera das suas asas derretidas por ter se aproximado demais do sol, sobrevive carregando em si mesmo a profunda experiência de conhecer de perto o inacessível e seu valor.

Ficha Técnica: Direção artística e interpretação: Dejalmir Melo Assistente de direção: Marcelo Sousa Luz: Pedro Dultra Benevides Figurino, Concepção do Espetáculo e Produção: Dejalmir Melo Colagem Musical: Felipe Florentino.

 

A Arte de Matar Galinhas
Companhia Tribo

Teatro Sergio Cardoso – Hall do 2º andar
08 e 09 de setembro, segunda e terça feira, às 20h (bate papo com artistas dia 09/09 após espetáculo).

Duração: 80 min
Recomendação: 12 anos

Sinopse: Um cozinheiro misterioso propõe um curso que, em princípio, todos já deveriam estar familiarizados: Matar galinhas. Enquanto espera a canja ficar pronta para ser servida, o público é levado por uma viagem sensorial de cheiros, sabores, vinhos e pensamentos.

Ficha Técnica: Com Igor Epifânio Diretor colaborador: Marcelo Souza Brito Dramaturgia: Aldo Marcozzi, Daniel Dourado Diretor colaborador: Marcelo Souza Brito Desenho de luz: Ferna Almeida Trilha Sonora: Matheus Augusto.

 

Entre Nós – Uma comédia sobre a diversidade
Texto e direção de João Sanches

Teatro Sergio Cardoso – Sala Paschoal Carlos Magno
12 e 13 de setembro de 2014, sexta e sábado, às 20h (bate papo com artistas dia 13/09 após espetáculo)

Duração: 80 min
Recomendação: 12 anos

Sinopse: O enredo apresenta a história de dois jovens atores que tentam inventar na hora uma história de amor entre dois jovens gays. Assim terminam por se enrolar em seus próprios conceitos sobre homossexualidade, passando a enfrentar uma série de situações conflitantes e engraças até decidirem o destino dos personagens.

Ficha Técnica: Texto, direção, figurino e iluminação: João Sanches Elenco: Igor Epifânio e Anderson Dy Souza Trilha sonora ao vivo: Leonardo Bittencourt Produção: Patrícia Rammos (Da Preta Produções) Assistente de Produção: Simone Braz Foto divulgação: Sora Maia / Andrea Machado.

 

Joelma
Território Sirius Teatro

CCBB – Centro Cultural Banco do Brasil
13 e 14 de setembro de 2014, sábado às 20h e domingo, às 19h (bate papo com artistas dia 14/09 após espetáculo).

Duração: 75 min
Recomendação: 16 anos

Sinopse: Joelma conta a história da inadequação de uma mulher, nascida no corpo de um homem. Nos trinta anos que vive no sul do país, muda seu corpo e realiza a cirurgia de redesignação sexual, por fim retorna para Ipiaú (BA), sua cidade natal. Para além dos aspectos sobre sexualidade e gênero, a narrativa também apresenta a trajetória religiosa da personagem, que hoje, aos 69 anos vive numa casa, que é um misto de centro espiritualista e igreja. Outro elemento marcante do espetáculo é o assassinato que estabelece uma trama “policial” na história.

Ficha Técnica: Fábio Vidal (Autoria, direção e atuação), Edson Bastos (Autoria e direção), Aétio Filho (Assistência de direção), Luís Parras (Cenário), Daiane Sarno (Assistente de cenografia), Pedro Dultra (Iluminação), Tuca Gomes (Operação de luz), Maurício Martins (Figurino), Francisca Duarte (Costureira), Marie Thauront (Maquiagem), Alê Estrela (Cabelos), Luciano Simas e Ronei Jorge (Trilha sonora), Davi Cavalcanti (Consultoria de projeção), Henrique Filho (Registro Audiovisual e Prod. de VTs), Kaula Cordier (Designer), Alê Novhais (Fotografia), Thiago Rocha (Site), Território Sirius e Voo Audiovisual (Realização).

 

O Corpo Perturbador
Edu O. (Dança)

Teatro Sergio Cardoso – Sala Paschoal Carlos Magno
Dias 17 e 18 de setembro, quarta e quinta feira, às 20h (bate papo com artistas dia 18/09 após espetáculo)

Duração: 40 min
Recomendação: 16 anos

Sinopse: O espetáculo O Corpo Perturbador tem como principal temática o corpo com deficiência na perspectiva da sexualidade e a partir do devoteísmo (fetiche pela eficiência). Promove reflexões acerca das relações de poder implicadas nos processos sociais, religiosos e artísticos que envolvem as pessoas com deficiência. Pretende-se também questionar e problematizar o desejo num mundo onde se vive sob a égide de um padrão estético rígido – que encontra na mídia seu grande construtor e mantenedor -,mas que, mesmo em pouca medida, ainda consegue ter seus dissidentes, que contrariam as regras e sentem-se atraídos por especificidades de alguns corpos considerados fora dos padrões.

Ficha Técnica: Concepção e Direção: Edu O. Intérpretes: Edu O. e Meia Lua Músico/Compositor: Cássio Nobre Preparação Corporal: Carolina Teixeira Monitora: Diane Portella Cenografia: Miniusina de Criação Figurino: Nei Lima Iluminação: Miliane Matos Produção: Ampla Produções e Eventos.

 

Amnésis – Uma busca intencional pela lembrança
Grupo Toca de Teatro

Teatro Sergio Cardoso – Sala Paschoal Carlos Magno
19 e 20/09/2014, sexta e sábado, às 20h (bate papo com artistas dia 20/09 após espetáculo).

Duração: 50 min
Recomendação: 12 anos

Sinopse: De maneira lúdica, metafórica e divertida, os três atores mergulham numa saga de aventuras, celebrações e aprendizados dando vida a diversos personagens que transitam por lugares históricos das cidades.

Ficha Técnica: Concepção e Direção: Meran Vargens Atores Criadores: Daniel Calibam, Danilo Cairo e João Guisande Dramaturgia Cênica: Meran Vargens e Elaine Cardim Direção de Cena: Elaine Cardim Assistência de Direção: Laura Sarpa Direção Musical: Luciano Bahia Preparação de Canto: Marcelo Jardim Cenografia: Zuarte Júnior Figurino: Rino Carvalho Iluminação: Irma Vidal Fotografia e Vídeo: Zélia Uchoa Operação de Luz: Eliedson Rosa Operação de Vídeo: Allison de Sá Produção: Cardim – Projetos E Soluções Integradas.

 

Outras Informações

Para ter a grade completa da programação do evento Festival do Teatro Brasileiro 2014 e se inscrever nas oficinas, acesse: http://festivaldoteatrobrasileiro.com.br/

 

SERVIÇO

Centro Cultural Banco do Brasil
Rua Álvares Penteado, 112 – Centro/SP
Próximo às estações Sé e São Bento do Metrô
Informações: (11) 3113-3651

Teatro Sérgio Cardoso
Rua Rui Barbosa, 153 – Bela Vista/SP
Informações: (11) 3251-5122
Ingressos: R$ 20,00/ Meia R$ 10,00

Teatro João Caetano
Rua Borges Lagoa, 650 – Vila Clementino/SP
Informações: (11) 5573-3774
Ingressos: R$ 20,00/ Meia R$ 10,00

Avatar
Thayná Cavalcanti é Bacharel em Terapia Ocupacional / Especialista em Gestão em Saúde / Estudante do Curso Técnico de Formação de Atores do Teatro Escola Macunaíma / Atriz / Dubladora / Membro da Cia de Teatro Desempaco.

Comente