Três meses após a finalização da quarta edição do Festival Shakespeare Buenos Aires, evento anual criado pelo diretor e professor de teatro Patricio Orozco, a organização do evento apresentou nessa segunda-feira (19/05) o novo website do Festival e fez a entrega das estatuetas para os premiados da edição: Agustín Alezzo (direção), María Comezaña (atriz), Jorge Dubatti (prêmio honorário pelos avanços no campo da neurociência), entre outros.
A cerimônia teve lugar nesta segunda-feira (19/05) na residência do embaixador britânico na Argentina, John Freeman, que na abertura do evento, disse: “A paixão por Shakespeare compartilhada por britânicos e argentinos mostra os fortes laços entre os dois países“. Também presente no evento, Hernán Lombardi, Ministro da Cultura da Cidade, destacou a importância de apoiar o festival e essa parcela de distintas personalidades culturais “… por causa da presença relevante do autor na sociedade e da vida cultural Elizabethana na Argentina“.
Por sua parte, Orozco disse estar surpreso ao ver o crescimento deste empreendimento criado em 2011, “um festival humilde nascido de uma Abasto teatro independente agora é capaz de reconhecer não só os nossos artistas e intelectuais, mas também os nossos cientistas“, referência feita em menção à presença de Facundo Manes, presidente da Fundação Ineco para o desenvolvimento da neurociência. Manes entregou, após a cerimônia de premiação, uma conferência relacionada à sua especialidade com o trabalho de Shakespeare.
Buenos Aires tem crescido cada vez mais como uma das capitais do teatro no mundo, ao lado de cidades como Paris, Roma, Berlim, Nova York e Madrid. Atualmente, figura como um dos centros mais importantes e relevantes do teatro mundial independente. Iniciativas como o Prêmio Shakespeare e seu estreitamento com a Academia e Ciências fortalecem ainda mais o terreno artístico, já fértil, do país.