Atenção Ator Criador que está em busca de qualificação profissional nas artes e no empreendedorismo cultural: o Ministério da Cultura lançou dois editais públicos de programas de intercâmbio voltados para internacionalização cultural brasileira. O objetivo é ampliar a presença de artistas e empreendedores brasileiros no mundo em atividades de formação (cursos e estágios), em instituições culturais renomadas internacionalmente e em eventos de cultura e negócios. Os editais, que compreendem uma parceria inédita entre o Ministério da Cultura (MinC) e os Ministérios da Educação e das Relações Exteriores, fazem parte do programa Conexão Cultura Brasil .
O primeiro edital, Conexão Cultura Brasil Intercâmbios, oferece a oportunidade para cerca de 400 pessoas fazerem cursos no Brasil e no exterior no período entre novembro de 2014 e março de 2015. O edital tem como público-alvo artistas, produtores, gestores culturais, empreendedores criativos, técnicos, diretores, dramaturgos, compositores, roteiristas, estudiosos, que desenvolvam seus trabalhos individualmente ou em grupos.
Das instituições estrangeiras participantes estão a Universidade de Bolonha, o British Council, a Royal Shakespeare Company, o Barbican Centre, o SouthBank Centre e o The Globe Theatre.
Para concorrer às vagas, os interessados devem entrar em contato com uma das instituições de ensino desejadas e ser pré-aprovados por ela. A seguir, os candidatos devem encaminhar ao Ministério da Cultura a “carta-convite” enviada pela instituição estrangeira. Uma comissão do formada por integrantes do MinC e de entidades vinculadas irá selecionar os aprovados finais do edital.
O prazo para o envio das candidaturas está vinculado à previsão das viagens de intercâmbio: viagens que ocorrerão em novembro devem ter suas inscrições realizadas até 29 de agosto; viagens previstas para dezembro até 1 de outubro; e aquelas previstas para janeiro e fevereiro de 2015, devem ser enviadas até 7 de novembro.
Em contrapartida, os aprovados, ao retornarem ao Brasil, devem multiplicar o conhecimento adquirido através de atividades culturais abertas e gratuitas a população. Essas atividades devem ser realizadas, preferencialmente, em espaços de vulnerabilidade social como espaços públicos, CEUs e outros equipamentos culturais.
O segundo edital, Conexão Cultura Negócios, conta com um orçamento de R$ 400 mil em sua primeira fase e tem por objetivo levar delegações de até 60 empreendedores para participar de três eventos de negócios culturais de grande relevância internacional: WOMEX (Música), Santiago a Mil (Artes Cênicas) e Arco Madrid (Artes Visuais Contemporâneas).
As inscrições para o Santiago a Mil devem ser realizadas até 15 de setembro.
Para ambos os editais, as inscrições devem ser realizadas através da plataforma SALICWEB.
culturabrasilintercambios@cultura.gov.br
culturabrasilnegocios@cultura.gov.br
Conexão Cultura Brasil Intercâmbios
O Festival Internacional Santiago a Mil é o maior evento cultural de artes cênicas do Chile, que acontece todos os anos na cidade de Santiago. Cada edição analisa a produção artística de um país convidado e integra uma seleção de shows produzidos no Chile, bem como produções da América Latina, Europa e Ásia.
Gerido pela organização sem fins lucrativos Teatro a Mil Festival Internacional Foundation (FITAM), o festival tem como objetivo fornecer acesso de baixo custo a eventos culturais de qualidade para o público chileno, para apoiar o desenvolvimento do teatro e das artes do espetáculo, no Chile, e promover o teatro chileno a cena artística internacional.