O Osso de Anchieta

São quase 12 milhões de pessoas que não param um só minuto para fazer pulsar o coração econômico e cultural da maior cidade da América do Sul. São japoneses, portugueses, espanhóis, chineses, armênios, alemães, italianos, canadenses, franceses, marroquinos, libaneses, sul-africanos… São quase 12 milhões de brasileiros. Brasileiros que se mexem, que marcham, que falam, que sofrem e que riem, brasileiros que se apoiam sobre o mesmo fêmur de uma perna esquerda.

E o suporte dessa massa pulsante é um fêmur, com mais de 482 anos, forte como uma rocha, duro como aço, um típico osso jesuíta. Esse osso é daquele que, aos 20 anos, contribuiu com suas próprias mãos na construção da maior e mais rica cidade da América do Sul em 1554. Daquele que nasceu em San Cristobal de la Laguna em 19 de março de 1534 e que foi declarado beato pelo Papa João Paulo II, com o nome de José de Anchieta.

São Paulo, como a conhecemos hoje, começou aí, sobre o osso cuidadosamente conservado no Pátio do Colégio, onde se iniciou a metrópole, ainda tão pequena na forma de uma vila. E o teatro, desde então, para o bem o para o mal, foi empregado na evangelização dos índios que já habitavam a região, entre a mata atlântica que dominava as redondezas.

Mas a beleza dessa cidade não é tão fácil a perceber. É preciso esforço. A floresta do início foi dominada por uma selva de prédios e de cimento, que esconde o encanto, tímido, atrás de uma parede translúcida de realidade dura. Aqueles que conseguem transpor essa barreira, contudo, dificilmente afirmam que no mundo há outra cidade tão autêntica.

Para entender São Paulo, é preciso esquecer os antigos conceitos de arquitetura e organização e mergulhar nessa infinita diversidade cultural. Para sentir e viver São Paulo é preciso amá-la e odiá-la ao mesmo tempo e, principalmente, respirá-la. O amor, acha-se em cada esquina, em cinemas, em museus, em teatros – são muitos teatros! A arte está nas ruas, está nos bares, nas firmas, está nos paulistanos. E esses paulistanos vêm do mundo, para fazer de São Paulo o mundo inteiro.

Parabéns a São Paulo por seu aniversário de 462 anos!

AC

Comente