Kevin Spacey e sua paixão pelo teatro

Foi lançado no último dia 02 de maio o documentário “Now in the Wings on a World Stage”, dirigido e criado por Jeremy Whelehan, e que revela toda a paixão de Kevin Spacey pelo trabalho como ator de teatro.

O ator americano, duas vezes ganhador do Oscar, interpretou o papel de Ricardo III em uma encenação de William Shakespeare dirigida pelo britânico Sam Mendes, também vencedor do Oscar com o filme Beleza Americana e oportunidade em que trabalhou com Spacey.

Além desse projeto bem sucedido, Kevin Spacey dirige uma companhia teatral em Londres há pouco mais de 10 anos, como conta para a agência de notícias espanhola EFE:

Nos últimos dez anos, como tive sucesso no cinema e depois fui para Londres para começar uma companhia de teatro, muita gente olhou para mim admirada, porque não entendia porque razão eu queria dirigir uma companhia de teatro durante dez anos. Diziam-me: O teatro é aborrecido, não é? Porque não continuar a fazer filmes e a ganhar dinheiro? Fiz o filme para responder a essas perguntas”, disse o ator de 54 anos.

Para Kevin Spacey, o teatro, mais do que o cinema, é o meio por excelência de expressão dos atores.

“Em primeiro lugar, o teatro é a mídia dos atores enquanto o cinema é a mídia dos realizadores e dos editores de imagem. No cinema ou na televisão não controlamos o nosso desempenho”, disse Spacey.

“Mesmo que eu seja muito bom num filme ou numa série televisiva, não posso fazer melhor, porque as coisas ficam geladas. No teatro, podemos melhorar na noite seguinte ou em duas semanas posso fazer melhor do que na véspera”, acrescentou o ator.

O documentário chegou às salas de cinema dos Estados Unidos e do Canadá e estreiará no Reino Unido no dia 9 de junho deste ano. Não há previsão de estreia no Brasil.

Sobre a importância do teatro em House of Cards para Kevin Spacey

Kevin Spacey garante que não teria conseguido enfrentar o papel de Frank Underwood na bem-sucedida série “House of Cards” sem ter dedicado os últimos dez anos de sua carreira ao teatro e, especialmente, ao espetáculo “Ricardo III”.

Não acho que teria sido capaz sem essa experiência“, afirmou o ator americano de 54 anos, ganhador de dois Oscar por Os Suspeitos (1995) e Beleza Americana (1999), em um breve encontro com a imprensa.

Michael Dobbs, autor do romance que inspirou a minissérie original britânica, baseou Frank em ‘Ricardo III’. Essa é a razão pela qual se dirige diretamente à câmera. Muitos pensam que essa opção (‘romper a quarta parede’) nasceu em ‘Curtindo a Vida Adoidado’ (1986) mas não, foi criada por William Shakespeare em ‘Ricardo III’“, acrescentou.

Mesmo quando Kevin Spacey deixar o cargo no Old Vic, um teatro localizado sudeste da Estação Waterloo em Londres, a sua paixão sempre pertencerá ao teatro, confessa:

O teatro é orgânico; o cinema, não”, garantiu. “O teatro está vivo. Acontece agora e quando termina, não volta. Não importa quão bom eu for em um filme, porque nunca poderei ser melhor. Está congelado no tempo. No teatro, posso ser melhor na noite seguinte. E essa viagem, como ator, é incrível“, concluiu.

Foto: Divulgação de Now in the Wings on a World Stage

Avatar
Walther Fornaciari Neto é Empresário / Publicitário / Roteirista / Ator em (desin) Formação / Assistente de Direção / Dramaturgo em Formação / Músico / Nerd / Membro da Cia de Teatro Desempaco.

Comente