Meu amigo, Charlie Brown – um musical da Broadway

Sem dúvida este é o ano dos Peanuts. Depois do filme lançado no início do ano, os personagens criados por Charles M. Schulz chegaram (na verdade voltaram, pois a peça já foi montada em 2010) ao Teatro Shopping Frei Caneca, em São Paulo. Em curta temporada, o espetáculo Meu amigo, Charlie Brown merece visto, por adultos e crianças. Que puxa!

A história é baseada nas tirinhas cômicas e mostra um dia na vida do Charlie Brown. É um grande quadrinho. O que vi, nas duas vezes em que assisti, foram crianças se divertindo com os personagens e se encantando com o colorido do cenário, pois é muito lúdico. O texto faz com que os adultos se identifiquem. Os personagens – crianças sinceras – falam, muitas vezes, o que queremos falar, mas, às vezes, não podemos. Eu consegui reviver minha infância e me emocionei muito no final do espetáculo (a música Ser feliz é tão linda e tocante!).

Mas, se não fosse o talento dos seis atores, a magia que ali existe, não aconteceria. Estão o tempo todo no palco. São pouco, se comparado a outros musicais. Mas, neste caso, é impossível fazer qualquer comparação, pois a proposta é outra. Eles preenchem todo o espaço com interpretações marcantes; além disso, são ótimos cantores e realizam um trabalho com a voz e corpo impecáveis.

Atores interpretando crianças caem, facilmente, na caricatura. Com eles não. Já os acompanho há um tempo e cada um tem seu momento especial na peça. Leandro Luna (Charlie Brown) se reinventa a cada trabalho. Consegue passar toda a melancolia e pessimismo do personagem com seu olhar e corpo. Na verdade, o personagem é um corajoso porque nunca desiste de tentar e levo isso como a maior lição. Falo que sou fã da Paula Capovilla desde que nasci. Como aprecio o trabalho dela! Está em ótimo momento vivendo a mandona e irritante Lucy. Garante boas risadas. Mariana Elisabetsky dá vida à Sally, garota que argumenta tudo, brilhantemente. Mateus Ribeiro (Linus) encanta. Dançarino maravilhoso, parece flutuar no palco. Guilherme Magon está ótimo como Schroeder. Que surpresa boa ouvi-lo cantar a música “Beethoven rei” – minha preferida. Snoopy é vivido por Tiago Abravanel, que, com seu carisma e talento, arrasa e faz a plateia delirar. Faço também o registro de que fazem parte do espetáculo os swings Douglas Tholedo e Tecca Ferreira. Aliás, foi para ver o trabalho do Douglas (também alternante de Snoopy) que fui assistir novamente. E também porque eu precisava ser tomado, de novo, pela emoção deste texto. Valorizo muito o trabalho do swing, afinal, é um profissional que vale por vários, já que tem “a difícil responsabilidade de substituir um ator titular”. Como para mim não existem comparações, já que uma peça é viva e nunca será a mesma, fiquei encantado como na primeira vez. Ele é muito talentoso, canta lindamente e seu Snoopy é único. Foi maravilhoso assisti-lo.

Além do talento e técnica que todos possuem, é bonito ver o amor envolvido nesta produção. É de fácil percepção. Teatro é amor, é nisso que acredito. Teatro não é feito sozinho; sem uma equipe generosa nada do que nos é apresentado existiria. E, sem público, também não existe. E pelo público eles têm muito respeito. Fiquei observando a troca de carinho ao final do espetáculo. O público quer essa aproximação; o ator não pode estar num pedestal. Eles não estão! Antes da estreia os acompanhei na ação de divulgação da peça e sempre foi assim. Como ator em formação, valorizo essa postura. Todos, para mim, são grandes referências.

Desejo vida longa ao espetáculo. Merece uma longa temporada e ser levado para outros lugares. É lindo e emocionante! Vale muito a pena!

Serviço:

Meu amigo, Charlie Brown – um musical da Broadway
Onde: Teatro Shopping Frei Caneca
Quando:Até 24 de abril.
*Em março, sábados e domingos às 17h30 e 20h
*Em abril, sábados às 15h e às 17h30; domingos às 16h
Quanto: R$80,00
Informações: (11) 3472-2229 e 3472-2230

Ficha Técnica:

Baseado nas Tirinhas de Charles Schulz | Um Musical de Clark Gesner | Versão Brasileira – Mariana Elisabetsky | Elenco: Tiago Abravanel – Snoopy, Leandro Luna – Charlie Brown, Paula Capovilla Lucy Van Pelt, Mariana Elizabetsky Sally Brown, Guilherme Magon – Schroeder, Mateus RibeiroLinus Van Pelt, Tecca Ferreira Swing feminino, Douglas TholedoSwing masculino (SUJEITO A ALTERAÇÃO DO ELENCO) | Direção e Coreografia – Alonso Barros | Diretor Musical e Maestro Regente – Sandro Silva 
Direção Vocal – Rafael Villar | Direção de Produção – Danny Olliveira e Leandro Luna | Assistente de produção: Juliana Brandão | Cenários – Chris Aizner | Figurinos – Jô Resende | Direção Financeira – Danny Olliveira e Priscilla Squeff  | Stage Manager – Lucas Farias | Assessoria Jurídica – Marcelo Takeyama | Fotógrafo – Caio Gallucci | Comunicação e Filmes – Ponto Case | Assessoria de imprensa – Morente Forte | Realização – Néctar Cultural.

Avatar
Anderson Barfrey é graduado em matemática, estudante de teatro, adora tapetes e musicais.

Comente