A Palavra Progresso

Guerra, dor e memória ferida na desintegração da Iugoslávia 

Drama do autor franco-romeno Matéi Visniec, o espetáculo A Palavra Progresso na Boca de Minha Mãe Soava Terrivelmente Falsa estreia dia 2 de agosto, quarta-feira, às 21h, no Teatro Commune.

A peça é ambientada no pós-guerra da desintegração da antiga Iugoslávia e fala sobre a angústia da procura, da espera, e o resgate das memórias feridas que foram esquecidas, desaparecidas. Montagem da Temporall Cia. Cênica tem direção de Reginaldo Nascimento e reúne no elenco atores formados no Teatro Escola Macunaíma.

Em A Palavra Progresso na Boca de Minha Mãe Soava Terrivelmente Falsa, numa terra marcada pelo sangue de diversos conflitos que percorreram sua história, camadas de mortos gritam do subsolo por uma absolvição ou por uma simples recordação. Na busca pelos filhos perdidos, reflete-se a dor dos povos pela memória esquecida, soterrada na vala comum. Sem nome, sem pátria, sem história.

As fronteiras que desaparecem na Europa, a mistura cultural e a liberdade reencontrada delineiam uma nova paisagem geográfica e humana. O direito à memória é o direito ao esquecimento dos corações atormentados por fantasmas vitimados pelo terror da intolerância vivida do continente europeu.

“A peça apresenta um pai e uma mãe em busca dos restos mortais de seu filho. Faz uma incursão no mundo dos desaparecidos, mortos enterrados em valas comuns nas guerras que assolaram a humanidade. Fala dessa busca constante pelo direito de enterrar os seus, mesmo que seja uma bota ou uma camisa, alguma coisa eles buscam para ter a certeza e saber que não voltarão mais a se ver”, afirma o diretor Reginaldo Nascimento.

Ficha Técnica

Texto: Matéi Visniec | Tradução: Luiza Jatobá | Direção: Reginaldo Nascimento | Com a Temporall Cia. Cênica | Elenco: Barbara Bernardes, Beatriz Alves, Camila Brandão, Déris Allves, Elvis Zemenoi, Felipe Oliveira, Fernanda Tessitore, Francisco Cruz, Geni Sau, Rafa Anastácio, Reinaldo Fonseca, Rogério Pérez, Simone Cardozo, Stella Obelenis e Tom Freire | Músicos: Rogerio Pérez, Tom Freire, Rafa Anastácio e Déris Allves.

Serviço | A Palavra Progresso na Boca de Minha Mãe Soava Terrivelmente Falsa

Quando: De 2 de agosto a 19 de outubro de 2017 | Quartas e Quintas, às 21h.
Onde: Teatro Comune. Rua da Consolação, 1.218 – Consolação, tel: 3476-0792. Capacidade 100 lugares.
Quanto: R$ 40,00 (inteira) e R$ 20,00 (+60 anos, estudantes e professores da rede pública de ensino).
Duração: 1h40 minutos
Recomendação: 14 anos
*Bilheteria funciona uma hora antes do início do espetáculo. Bar. Acesso para deficientes. Ar condicionado. Aceita cartões.

Núcleo de Divulgação AC

Comente